Últimos Posts

Qual a diferença entre overloque, interloque e ultralock?

By sábado, setembro 06, 2014 ,

Assim como eu, muitas pessoas têm curiosidade em saber qual a diferença entra a overloque (overlock), interloque (interlock) e ultralock. Resolvi pesquisar um pouco e fazer um post para tentar esclarecer nossas dúvidas.
São máquinas de costura que realizam simultaneamente a costura e o chuleio (acabamento das bordas para que não desfiem). São utilizados pelo menos dois grupos de fios, sendo que um alimentado pela agulha e o outro pelo looper (se você não sabe o que looper clique aqui e saberá de qual parte de sua máquina overloque estou falando). Também possuem faca ou facas, que cortam o tecido e ou rebarbas do tecido no momento da costura.
Nos looperes passam os fios ou as linhas. Se você tem dúvidas sobre fios e linhas leia este post aqui para entender e poder prosseguir no texto.
Na agulha passa apenas a linha.
No caso da overloque doméstica que na verdade é a ultralock, mais a baixo você vai compreender o pq é ultralock. Pode ser usado também a linha tradicional no lopper, a mesma que vai na agulha, mas com tudo, apenas para tecido plano. Isso pq nas malhas é necessário os "fios" ou linha para overloque  passem nos looperes para que haja elasticidade. Senão quando a malha for esticada os pontos se quebram.
A overlok - pode ser industrial ou semi industrial tem apenas uma agulha e trabalha com 3 fios, 2 linhas de overloque que passam pelos looperes e 1 linha comum que passa pela agulha.


A Interlok -pode ser semi industrial ou industrial trabalha com duas agulhas. Utiliza 4 fios. Além de fazer o que a overloque faz, ela faz um ponto de segurança um pouco mais afastado. Ideal para costuras pesadas e robustas que necessitam de uma estrutura própria para serem fixadas, garantindo segurança.
A ultralock - é máquina de costura doméstica que permite o ajusto de pontos, mais largo, mais estreito, você pode ter o ponto de overloque e o ponto de segurança, mas não tão afastado como o da interlock. Chamado de ponto cadeia. Então ela tem 2 agulhas. Podendo trabalhar com 2 fios e 2 linhas. Que tem como resultado este ponto.
Se tirar uma das agulhas terá o ponto comum da overloque
Com apenas 1 agulha e um fio no looper
Vídeo logo a baixo ensinando este ponto
Vídeo que mostra o pronto decorativo da ultralock

Outra imagem dos pontos da ultrack que mostrei a cima, mais um outro ponto no final, que é a bainha enrolada. Feita com apenas um agulha, estreitando bastante o ponto e diminui o tamanho.

Achei este vídeo bem interessante. Mostra sobre a variedade dos pontos da Ultralock da Singer, mas que acaba sendo para as ultrlocks de outras marcas também.


Você também pode gostar de...

52 comentários

  1. Muitoooooo bacana mesmo, sua postagem está perfeita, ótima pra gente tirar todas as dúvidas, desse jeito vai virar professora! Parabéns! Bjssss, Clau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Clau que gostou. Aproveitei para tirar minhas dúvidas também.
      Sei que muita iniciante em costura e algumas vezes nem tão iniciantes assim ficam cheias de interrogação na cabeça e os sites que vendem não explicam direito, o que faz e todos os detalhes.

      Excluir
    2. Se quiser saber um pouquinho mais sobre uma ultralock, pode ver o seguinte vídeo:
      https://youtu.be/vH5cQmbcjbE
      É sobre os diferentes pontos, como programar ela e alguns exemplos práticos no final. Pode ser que ajude (você ou alguém que conheça)!

      Excluir
    3. Das domésticas estou em dúvida entre
      Janome-8002D ou Singer-14SH754.
      Sabe qual das duas é melhor?
      Obs.: Janome está em promoção.
      Obrigada

      Excluir
  2. Oi Josy
    Que post show, quem não sabia a diferença tá bem explicadinho...amei
    Vim te convidar para participar do mosaico de links que abri lá no blog, funciona assim: você leva até três links de posts que você mais gostou de fazer. O bom disso tudo que vai haver mais interação nos blogs.
    Espero você lá!

    bjos
    Blog Pesquei na Net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen! Que bom que gostou do post. Vou passar agora no seu blog. Desculpa a demora.
      Beijocas!

      Excluir
  3. Oi Josy, adorei esse post. Eu tenho a ultralock da Singer já há uns 5 anos e funciona que é uma beleza. Adoro essa máquina. Antes eu tinha uma chinezinha que era minha paixão, mas quebrou uma peça e não consegui repor. A ultralock é meio cara, mas costura tudo...até calças de ginastica eu faço com ela.
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Feliz q tenha gostado do post. Ainda não me aventurei a usar a malha de ginastica na minha, mas é bom saber que ela aguenta bem o tranco. Apesar dela ser delicadinha, faz bem o papel dela. Tive dificuldades para passar a linha corretamente e já escava desacreditando dela. O fio quebrava muito, mas depois que passei certinho o fio, está sendo só sucesso.

      Bom te ver por aqui.

      Excluir
  4. Oi. Sou costureira iniciante e estou interessada em comprar uma máquina de overlock doméstico. Eu vi dois modelos: Singer 14SH754 e Janome 8002D. Elas fazem as mesmas coisas?? Qual das duas é melhor?? Obrigada pelo post esclarecedor.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana a sua explicação! Obrigad pela disposição em esclarecer-nos! =D

    ResponderExcluir
  6. amei sua postagem. muito esclarecedor, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. ola, entre as overloques da maqi e sunset, qual vc recomenda?

    ResponderExcluir
  8. boa tarde...procurando post que fla sobre overlock, encontrei o seu e achei bem interessante, acabei de comprar a ultralock singer e estou iniciando na costura. Gostaria que me tirasse uma duvida, se for possivel. Qual o tipo de fio é melhor pra overlock? vc conhece uma marca boa? se puder me responder meu Email: Eller.lucilene@gmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá Josy, adorei seu post. Gostaria que tirasses minha dúvida.... estou começando a costurar e pretendo fabricar umas peças de roupa para venda, em minha casa mesmo.... o que vc acha mais viável, comprar uma ultralock ou uma overlock? Pretendo costurar peças em soft e moletom. Obrigada. Se puder responder no meu e-mail, agradeço. elisabeteadam@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabete!
      Vou responder aqui e te enviar o e-mail. Sua dúvida pode ser a de mais alguém também.

      Minha opinião é, que a ultralock é mais interessante, visto que ela tem duas agulhas e já dá o ponto de segurança enquanto overloca. Caso não queira usar o ponto de segurança é só retirar a agulha que ela funcionará como uma overloque normal. E na overloque se quiser dar o ponto de segurança terá que passar na máquina de costura reta, então serão duas etapas.


      Grande abraço e obrigada pela presença.

      Excluir
  10. Estou em uma dúvida tremenda, Josy. Pode me ajudar?

    A máquina que costura malha também costura tecido plano? Eu tenho uma máquina Singer Carina pra tecidos planos e ela me atende bem, mas às vezes quero costurar malha e não dá. Então pensei em comprar uma máquina que costure tanto o plano quanto a malha. A ultralock faz isso? Achei ela tão interessante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique! Para costurar malhas é necessário uma overloque, a máquina que vc tem não costura bem malha. Folgando um pouco mais a tenção dos pontos, pode ser que ela costure, mas o ponto quebrar logo, logo. Malha estica e o ponto da máquina de costura reta não tem elasticidade. Na minha opinião o ideial seria comprar uma overloque se vc quer muito trabalhar com malha, mas sem se desfazer da que já tem. Uma não substitui a outra. A ultralock faz o que vc deseja.

      Espero ter ajudado e seja sempre muito bem vinda.

      Cheiro!

      Excluir
    2. Josy, só pra confirmar. A Ultralock então costura tanto plano quanto malha?
      Muito obrigada mesmo pela ajuda ;)

      Excluir
    3. Oi Monique! Sim, mas no tecido plano ela faz acabamento o que chamamos de chuleio. E na malha costura mesmo. NO tecido plano a costura é feita mesmo pela máquina de costura reta.
      Para não ficar desfiando passa-se a overloque ou a ultralock que é só tirar uma agulha que fica overloque, para dar o acabamento, o chuleio para não desfiar o tecido. Passa a overloque antes de fazer a costura reta. Não sei se expliquei bem. Se continuar na dúvida ainda. Me segue lá no face e me chama pra conversar que tento te explicar de uma maneira mais simples.

      Excluir
  11. Post rico de informações. Adoreii! Obrigada por compartilhar. :}
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Josy, comprei uma máquina overloque chinesinha e como tenho pouca experiência, gostaria de saber se posso confeccionar peças de uso pessoal, tipo camisetas de malha, usando somente essa máquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane, é necessário ter a overloque e a reta pelo menos para fazer os acabamentos de bainha, decote e manga. A overloque funciona apenas como costura de união em malhas e para chulear tecido plano, para não desfiar durante o uso da peça de roupa.

      Excluir
  13. Adorei o post. Tô querendo comprar uma máquina, ainda não sei utiliza-la, porém gostaria de uma opinião sobre qual a melhor , qual que posso utilizar em vários tipos de tecido.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, gostaria de saber qual é melhor?
    Com a interloque posso utilizar só uma agulha?

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde!
    A Interlock é uma overlock mas com mais algumas opções que a overlock não tem! Sim, você pode usar uma agulha, pois a Interlock vem com duas agulhas mas você pode perfeitamente retirar uma (não é nada complicado fazê-lo) e trabalhar só com uma agulha. Tudo isto em função do tipo de costura que pretende.
    Se quiser saber um pouco mais e com alguns exemplos, dê uma olhada neste vídeo:
    https://youtu.be/vH5cQmbcjbE
    É sobre uma Interlock doméstica e fala um pouco sobre a mesma, que costuras faz, como programar, como regular tensão da linha/fio, exemplos das costuras mais básicas (não tem todas)... Pode ser que ajude!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, tenho vontade de comprar uma overlock mas não sei qual eu poderia comprar sou amadora e gostaria somente para coisas para mim e amigas

    ResponderExcluir
  17. Olá bom dia me identifiquei bastante pois comigo foi a mesma coisa resolvi costurar pois com manequim 48 50 não encontrei quase nada de meu gosto agora estou em busca de uma overlock que seja boa e não tão caro .. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso querida! É tão chato quando procuramos roupas e não achamos uma que caiba maravilhosamente bem na gente, né? Simbora costurar nossas próprias roupas. A gente economiza, fica linda e sente um prazer imenso de vestir algo que nós mesmo costuramos.

      Beijos!

      Excluir
  18. Tem como fazer só costura reta nela ou colocar sapata para fazer cadeado ou pregar um zíper ou outras sapatas com outras funções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Cristina. Ela é apenas para chuleio. E costura de união de malha. Essas outras funções que deseja tem que ser uma máquina reta domestica mesmo.

      Sucesso.

      Excluir
  19. Adorei o post! Ajudou muito! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Josy, me ajudou muito no trabalho da faculdade. 3 :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz em saber que pude ajudar. Sucesso Aline!

      Excluir
  21. Oi Josy? Estou começando um negocio com blusas de malha, vc poderia me dizer ql dessas maquinas preciso comprar? pra fechar a blusa, ql dessas maquinas é mais adequada? me ajuda por favor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Decinha!Olha só, o fechamento é com a overloque e o acabamento é a galoneira. Bainhas, gola e mangas são feitas na galoneira. Mas antes de comprar dá uma pesquisa nas lojas com os vendedores. Nas lojas que vendem máquinas industriais eles podem te auxiliar também.

      Sucesso, tá.

      Excluir
  22. Ola muito bom seu blog parabéns, gostaria de saber qual é melhor pra fabricar biquínis em pequena escala?! Overloque, interloque ou a ultraloque. Se puder quais maquinas devo comprar para fazer moda praia? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou especialista no assunto, mas acredito que overloque e a galoneira dão conta do serviço.

      Excluir
  23. Boa noite, ótimo blog. A overlock ponto cadeia costura tecido tipo tricoline? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!Sim. A overloque no tecido plano como a tricoline dá o acabamento para o tecido não desfiar.

      Excluir
  24. Olá. Gostaria de saber como fazer arremate em interlock.

    ResponderExcluir
  25. Olá!Adorei o post,parabéns!Sou totalmente leiga no assunto,mas gostaria de iniciar pequenas costuras,somente para uso próprio.Por um acaso existe alguma máquina que possa fazer qualquer tipo de costura,que possa ser usada em todos os tipos de tecido? Bjs

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathália, mil desculpas. Quando ia clicar em responder sua pergunta acabei excluindo sem querer. Mas é isso mesmo vc pode ter a ultralock e usar como overlock se tirar a agulha de ponto de segurança. e para trabalhar com malha é uma dessas máquinas mesmo Para Costura de união.

      Excluir
  27. gostei muito desta postagem,parabéns!

    ResponderExcluir
  28. gostei muito desta postagem,parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Tudo bem? Tenho a overloque caseira e no manual não houve explicações satisfatórias de regulagem. Já tentei ver alguns vídeos, mas sem um bom resultado. Tenho faculdade de moda incluindo o técnico de modelagem, mas a minha verdadeira professora foi a minha avó e minha mãe. Amo tudo ligado a costura. Parabéns pelo seu blog! Bjs

    ResponderExcluir
  30. qual a melhor overlock domestica, a Singer ou a Janome??

    ResponderExcluir
  31. Acho que se equivocou na sua explicação.
    Vamos lá.
    Overlock existem Doméstica, Semi Industrial e Industrial. possui uma agulha e trabalha com dois fios e uma linha.
    Também conhecida como:três fios.
    Ultralock só existe industrial e doméstica. Possui duas agulhas e trabalha com dois fios e duas linhas também conhecida como:quatro fios ou ponto cadeia (ponto cadeia,faz uma costura em cima do chuleio) está maquina e própria para costurar malhas em peças masculinas.
    Interlock possui duas agulhas e trabalha com dois fios e duas linhas, sendo uma linha e o dois fios para o chuleio e a outra linha para a costura de segurança que é trançado por baixo.
    Essa máquina e idéias para tecidos planos como jeans e existe com três bitolas diferentes de distância das agulhas. Larga para jeans. Média para tecidos de micro fibras e estreia para costurar modinha entre tecidos planos em peças femininas.

    ResponderExcluir
  32. Pessoal, qual dessas máquinas seria mais versátil ou completa, por assim dizer: ultralock ou interlock? Abraço.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE
Caso queira acompanhar os comentários deste post e a resposta para sua pergunta é só clicar em INSCREVER-SE POR E-MAIL no lado oposto do botão Publicar, para publicar o seu comentário.
Responderei com maior prazer e o mais breve possível.

Seja muito bem vindo! Fico feliz com seu comentário.
Volte sempre.