Últimos Posts

Qual a diferença entre linha e fio na costura?

By quinta-feira, setembro 04, 2014 ,

As linhas são fios especiais projetados e desenvolvidos para utilização em máquinas de costura. Também pode ser utilizado para costurar à mão. Formando pontos na costura com eficiência.
Tipos:  Linha de algoão , Linha sintética e Linha mista

Linha de algodão, como o nome já diz é feita 100% de algodão. Que podem ser: Mercerizada, indicadas para seda pura, viscose, cambraia, linho, popeline, brim, tricoline e outros tecidos de fibra natural. Para tecidos médios e finos usa-se agulha 7,8 ou 9 para costurar a mão. Costurando à máquina as agulhas são 11 ou 14. Glacê, só encontra nas cores branca ou preta. São mais encorpadas e resistentes, ideais para couro, lonas, brim grosso. Elas podem ser encontradas na espessura 24(mais grossa), 30,40 ou50 (mais fina), também conhecida como linha de pipa. As linhas de algodão glacê são mais resistentes à abrasão do que as linhas de algodão mercerizadas.
    
                                    100% Algodão mercerizado                               100% Algodão glacê

Linha sintética, é feita a partir de fibra sintética.O ideal é usar linha sintética em tecido sintético. Se usar linha sintética em algodão, após a lavagem a linha pode encolher e franzir a costura.  Que podem ser: para Pesponto, que são mais maleáveis, macias e brilhantes. Tem cores mais vivas e acabamento acetinado para dar vida ao pesponto que fica sempre aparente. Deslisa bem na agulha e amarram bem os pontos, para pregar botões, alinhavar, fazer casas e bainhas. Costurando a mão use a agulha 3 ou 6 e à máquina 16 ou 18. Linhas comum de poliéster, servem para lingerie, microfibra, camuça, cotton lycra, plush, meia malha e todos os tecidos sintéticos. Para tecidos médios e finos use agulha 7, 8 ou 9 para costurar à máquina 11 ou 14, tecidos mais grossos use  16 ou 18 e à mão a de número 3. Dentro da categoria de linhas sintéticas estão as linhas de bordar, linha de nylon
   
                                            100% Poliéster                                             100% Viscose
O que chamamos de fios para overloque é na verdade um tipo de linha de filamento texturizado, que é primariamente usado como linha do looper em postos de cobertura. Filamentos que dão ao fio maior cobertura e alto alongamento, mas são mais sujeito ao enroscamento. 
100% Poliéster
Linha mista, são feitas de poliéster e cobertas com algodão. A idéia é ter uma linha fina e ao mesmo tempo resistente. Ideal para acabamentos leves e suave ao toque.
63% Poliéster, 37% Algodão
Importante:As linhas suportam temperaturas diferentes. Se costurar uma peça de linho com uma linha de poliéster, quando passar o ferro no linho (que requer uma alta temperatura) as linhas de poliéster podem derreter.
Créditos das informações e imagens encontradas aqui.Coats o site tem muita informação sobre linhas.

Espero que tenha gostado. Escrevendo o post aprendi muita coisa. 

Você também pode gostar de...

10 comentários

  1. Que bom Silvana. Sempre feliz de ver vc aqui me prestigiando.

    ResponderExcluir
  2. Que legal essa postagem, muita bacana saber sobre essas diferenças, eu sempre quis saber a teoria, mas deixava pra depois essa busca, agora não preciso mais, você fez um ótimo resumo pra gente, obrigada!!! Beijosss, Clau.

    ResponderExcluir
  3. Olá Josy, tudo bem?
    As linhas "Glacê" podem ir na máquina de costura doméstica?
    Se sim, qual tamanho de agulha você recomendaria?
    Adorei o blog!
    Bjs, Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca usei, acho ela grosseira, mas caso vc faça o teste use uma agulha 14 e veja se a linha passa legal pelo furo da agulha. Eu não tenho a linha glacê, tenho a zebra e acho que não rola de costurar com ela em máquina.

      Que bom que gostou do blog.
      Venha sempre que quiser, tá.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta!
      Na verdade seria para costurar corino, vou tentar fazer um teste, se eu conseguir volto aqui pra te contar! ;)

      Excluir
    3. Gisele faz o teste sim e depois passa aqui pra me contar, tá. Para bolsas de couro e talvez corino, uma amiga comentou que usava uma linha de nylon. Até comprei uma preta, mas não usei. Ela tem um brilho legal e parece ser bem resistente. Você vai usar para fazer roupa mesmo ou bolsa?

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que bommmmm que gostou Marlene. Fico imensamente feliz em contribuir um pouquinho.

      Beijos!

      Excluir
  5. Adorei este poste.Não sabia muito do q aqui está.O seu blogue é muito bom!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE
Caso queira acompanhar os comentários deste post e a resposta para sua pergunta é só clicar em INSCREVER-SE POR E-MAIL no lado oposto do botão Publicar, para publicar o seu comentário.
Responderei com maior prazer e o mais breve possível.

Seja muito bem vindo! Fico feliz com seu comentário.
Volte sempre.