Últimos Posts

Overloque Janome 8002D e as linhas.

By terça-feira, novembro 26, 2013 , ,

Quem compra a overloque da Janome a 8002D, que também chamam de interloque se depara com uma situação difícil, logo após a emoção de tirar da caixa aquela máquina pequena e linda. A questão das linhas. Bom, quem entende de overloque sabe, o que não era o meu caso, que precisa de linha para as agulhas e fios para as partes inferiores. O fio na verdade é a lã de poliéster responsável a dar uma certa flexibilidade à costura da overloque. Essa é a explicação de quem está se descobrindo com sua overloque, tá. Não sou expert no assunto.
Daí, depois de recorrer a minha professora, ela me explicou esses detalhes. Sofri com a questão do tamanho dos cones dos fios que eram grande demais para ela e ficava despencando, caindo para o lado e travando a linha. Depois de algumas tentativas essa foi a solução que dei para minha máquina e funciona muito bem.
Uso cone para as linhas e colo o porta carretel, que vem como item na máquina.
 Acoplo a tampa que vem como item da máquina também, no pino do carretel segundo da direita para esquerda.
Amasso o cone do fio para ele ficar mais estreito e caber no suporte do carretel.
 Em seguida peguei uma tampa de palmito, fiz um furo centrado, mas para a lateral, pq senão ele não cabe no suporte do carretel.
 Prendo a tampa de palmito com o porta carretel.
 Precisa amassar o cone desse fio também.
 O resultado da minha maluquice é esse.
E aqui é a família Janome.
Beijos e até o próximo.

Você também pode gostar de...

82 comentários

  1. É amiga, na costura é assim mesmo, a gente precisa ser muito criativo para dar conta de tudo. Apesar da minha overloque não ser da mesma marca que a sua, eu fico aqui também, tendo que me virar para adaptar as linhas e fios na máquinas. Gostei da sua ideia, valeu! Beijos no coração, Clau.

    ResponderExcluir
  2. Mais sério do que adaptações, é o lojista não alertar para tal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que não é um problema de uma marca só. Todas as overloques domesticas como Singer, Janome, siruba, Bhother sofrem desse problema.

      Excluir
  3. Gostei muito da sua dica, tbm tenho essa maquina e sofro com esse cone de fio grande, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Que boa dica tenho uma overlock industrial e acabei de oferecer ela no bom negócio.com por falta de espaço e diminuição dos trabalhos, trabalhava com produção agora tenho 2 crianças e fica muito dificil produzir, estou vendendo a minha overlock e pretendo comprar igual a essa da Janome. Pelo que li vc está gostando dela espero que seja boa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ aLESSANDRA, JÁ VENDEU SUA MAQUINA? EU TENHO UMA OVERLOCK JANOME DESSA E QUERO UMA INDUSTRIAL. pODERIAMOS TROCAR

      Excluir
  5. Muito boa dica, espero vender a minha industrial e comprar uma dessa. BJss

    ResponderExcluir
  6. A minha é da Singer e aconteceu a mesma coisa. Gostei da dica. Estou deixando o cone na mesa, por enquanto.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Minha máquina é muito parecida com a sua, só que é da Brother. Gosto muito dela, é um mimo... mas não me adaptei com o uso dos fios... não só porque o cone fica desajeitado, mas também porque o fio desfia dentro da máquina e arrebenta. Minha solução foi usar apenas linhas. Até o momento, não tive problemas com a flexibilidade da costura nas peças.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta arrumar os cones certinhos para o fio e observa se ainda vai desfiar.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Não, mas desfiou no começo quando o cone ficava caído. Depois que dei um jeitinho e arrumei a tensão, não tive mais problemas.

      Excluir
  9. Olá Josi, eu coloco os cones dos fios na mesa mesmo, atrás da máquina e da certo pra mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. Como eu sofro de pouco espaço, rssss... em cima da mesa não daria.

      Excluir
  10. Adorei seu blog as dicas tudo , ja indiquei seu blog para um grupo no face. boa semana

    ResponderExcluir
  11. Oi Josy, obrigada por visitar meu blog e pela força com a venda da máquina, aí está o link http://www.bomnegocio.com/rio_de_janeiro/rio_de_janeiro_e_regiao/maquina_de_costura_industrial_overlock_24227480.htm? mas posso negociar esse preço. BJsss

    ResponderExcluir
  12. Olá Josy,

    Dica muito boa! Fácil, barato e reciclado!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Gosto de costurar peças simples, faço costura doméstica... Mas quero uma overloque para dar melhor acabamento. Já estou na segunda chinezinha e estou no prejuizo. Pense numa porcaria, muito complicada a colocação da linha e o ajuste. Estou desistindo e chinezinha nunca mais! Prestendo comprar outra e estou pesquisando. Portanto, quem tiver sugestão, dicas de uma máquina de fácil manuseio que poça me orientar na nova aquisição, ficarei muito grata. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá Josy,
    Acabei de comprar minha 8002d janome e gostaria de saber se você coloca os quatro carretéis de linha de poliester, a qual é mais flexível ou coloca dois de poliester e dois de costura reta? Aguardo sua resposta, bj, Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline! Seja sempre muito bem vinda.

      Os 2 fios de poliéster são passados por dentro da overloque e as linhas são passadas pela agulha. Vc tem a opção de usar duas agulhas que tem a costura de segurança ou 1 agulha apenas que não tem a costura de segurança.

      Espero ter respondido. Caso fique ainda alguma dúvida só perguntar.

      Beijos

      Excluir
  15. Adorei suas dicas. A minha chinezinha quebrou, pois consegui enrolar o tecido e prender o volante , foi uma luta para retirar tudo cortando com a tesoura. Agora estou esperando pela Ganome,8002d estou ansiosa , pois não sei se conseguirei lidar com todas essas linhas. Quanto aos cones são problemas que as indústrias bem poderiam solucionar, não é possível q não saibam kkkk . Já sei que tenho um porto seguro para tirar as minhas dúvidas. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Salete! Obrigada pela visita e quanto a conseguir lidar com todas as linhas, você vai sim. No começo parece complicado, mas depois fica fácil. Sinta-se sempre a vontade para vir aqui tirar suas dúvidas, eu podendo ajudar não exitarei.

      Cheiro grande querida.

      Excluir
  16. Olá , recebi a minha Janome 8002D !!!!!!!! e adorei. Chinezinha nunca mais. Esta máquina é muito mais leve e versátil, fácil de trabalhar e olhe que não sou entendida em costura, mas já consegui costurar. Pelos vídeos q já assisti, e não foram poucos, achei q esta correspondeu as minhas expectativas. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Salete. Nada como ter satisfação com o que se faz. Desejo que se encante com sua máquina cada vez mais.

      Forte abraço.

      Excluir
  17. Ola, boa tarde! Acabei de receber minha já nome 8002, estou muito ansiosa pra usar, saberia me dizer que marca de fio devo comprar, e pra começar quais cores seriam suficientes? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não me ligo muito na marca dos fios para a overloque e para galoneira, isso pq não estou tendo problemas com os primeiro fios que adquiri que são da marca Kron. O ideal é ter pelo menos as cores preta e branca, já as outras cores você vai comprando conforme a necessidade vá surgindo.
      Forte abraço.

      Excluir
  18. Alguém tem a overloque brother 3034D? É boa?

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada, com sua ajuda coloquei a minha pra funcionar. Estou muito feliz :) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me deixa muiiiiiito feliz. Se precisar de mais alguma ajuda é só solicitar. Se eu puder ajudar estarei aqui, tá.

      Excluir
  20. Muito obrigada pelas dicas!!! Recebi minha janome 8002d há pouco tempo e tinha esse problema do cone ficar caindo de lado e, por causa disso, o fio arrebentava toda hora... Mas depois q acoplei a tampa de maionese no primeiro pino da direita, ela está perfeita... hehehe
    E obrigada pelo seu tutorial de como passar os fios na maquina. Me ajudou muito!!!
    Estou mais q feliz com as minhas Janomes

    ResponderExcluir
  21. Eu estou chateada com a minha janome 8002d o ultimo fio (da marcação verde) esta arrebentando toda hora, não da p usar, já passei tantas vezes e não consigo resolver. Você acha bom levar numa autorizada, pq estou desistindo dela, saco cheio mesmo.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debbie eu também tive este problema, mas foi erro na passagem do fio. SE vc quiser podemos ver isso pelo webcam.

      Beijos.

      Excluir
  22. Olá, trabalho em uma empresa com overlock industrial, mas quero comprar uma assim portátil pra usar em casa, você já tem ela há bastante tempo né? o ponto é bonito mesmo? pois tenho uma chinesinha que é um lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá! Tenho a overloque da Janome há 1 ano e gosto muito. Ela tem um ponto muito bonito sim. Só tem que ter atenção na passagem do fio para não pular nenhuma etapa, muitas vezes as pessoas pulam alguma etapa e o fio fica quebrando.Tem também que fazer este marcete para o cone grande não ficar caído, isso tb faz quebrar o fio. Eu a recomendo sem medo. Sua chinesinha não está com algum problema? Pode ser regulagem. Muita gente reclama da chinesinha, mas tenho uma amiga que gosta bastante da dela.

      Sucesso com sua possível compra.

      Excluir
  23. Ótima dica,a minha acabou de chegar e me deparei com esse problema, muito obrigada pelas dicas, outra pergunta VC já experimentou usar só com uma agulha o ponto fica bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia! Que bom que gostou das dicas. Já usei sim apenas com uma agulha, quando uso só para acabamento mesmo, chulear uma peça que vou ter que costurar com a reta depois uso só com uma agulha, mas quando costuro roupas em malha gosto de usar as duas agulha, o ponto reto que ela faz me dá mais segurança para a costura não abrir.

      Mil beijinhos!

      Excluir
  24. Boa noite, Josi!!! Estou querendo comprar uma Interlock doméstica, porém não sei se compro a da Janome 8002d ou a da Singer. Vc saberia dizer qual a melhor? Aguardo sua resposta. Abs. Lu.
    Ps: qnto aos cones grandes acho que colocar um tubo de caneta nas varetinas funciona, fica como se fosse um extensor e os cone não caem. É uma dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha eu nunca usei a overloque domestica da Singer. Tenho 3 máquinas da marca Janome, a 3160 qdc, a overloque e a galoneira e gosto demais. Não sei dizer qual é a melhor, mas dá uma pesquisada em sites de vendas e olha a que as pessoas criticam falam. No site da Amazon.com pode ser uma fonte para vc tirar essa dúvida. É em inglÊs mas uso o tradutor e vejo um pouco das críticas dos clientes que compram reclamam. Sucesso com a sua escolha. A questão do carretel dos fios acontece com todas as marcas de overloque domestica, colocando apenas a vareta de caneta não resolve pq ainda sim o cone fica torto fazendo com que o fio quebre toda hora. Espero ter ajudado.

      Excluir
  25. Oi vc pode me ajudar ainda não consigo saber que numero deixar nos 2 seletor do lado e nos 4 da frente ??vc pode me falar qual numero vc deixa na sua janome 2008d?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te ajudar sim. o botão lilas da linha inferior deixo 0 , botão verde deixo 6, botão azul 3, botão laranja 4.
      Mas te dou uma dica, para vc entender como funciona a questão da tensão das linhas, pq vai precisar mexer nelas quando usar tecido de algodão normal ou uma malha como suplex.
      Coloque em cada lugar uma linha de cor diferente, bem diferentes deixe os botões todos no zero e vá aumentando a tenção um um por vez deixe pra alterar a tensaõ das linhas q passam nas agulhas por ultimo, pq se vc aumenta a tensão das agulhas pra depois mexer na tensão das linhas inferiores não funciona. A tensão da linha das agulhas é por ultimo, pelo menos faço assim.

      Espero ter te ajudado. Grande abraço!

      Excluir
  26. olá...Adorei seu blog. Estou comprando uma 8002D e preciso de uma ajudinha. Que agulhas você usa nela? Pesquisei pelo nome indicado no manual e não acho em nenhum site para comprar. Tem alguma outra que seja compatível? Desde já agradeço a sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, não sei dizer. Tenho várias agulhas para ela que veio com a máquina mesmo. Mas acredito que não é dificil encontrar.

      Excluir
  27. Boa Noite gostaria de saber se essa maquina costura td os tipos de tecidos(grossos,finos e médios)....obrigada!!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! olha tecidos grossos não. Máquina domestica não são boas para costurar tecidos grossos em sua maioria.

      Excluir
  28. oi...boa noite Joisy eu tenho essa janome overlok.....gostaria de saber pq vem na imagem 4 cones pequenos e diz que tem que usar fio de overlok gostaria de saber se existe fio de overlok pequeno obrigada fique com Deus bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe fio de lã pequeno, pelo menos aqui no Brasil não. Se vc usar ela apenas em tecidos planos, ou melhor tecidos que não é malha, pode usar linhas também nas partes inferiores, mas se for costurar malha, tem que ser fios para dar a elasticidade nas costuras, já a malha tem elasticidade.

      Excluir
  29. Bom dia, estou me batendo muito com a minha maquina, o fio do passador inferior só arrebenta, o que será que está errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cone está certinho no porta fios? Passou por todos os lugares o fio? Vou fazer um video para tentar ajudar a vc e a todas as pessoas que estão com dúvidas sobre a passagem de fios e que se deparam tb com o problema do fio arrebentar.

      Excluir
  30. Bom dia, estou com dificuldade de ajustar a minha maquina, o fio do passador inferior arrebenta toda hora, o que pode estar errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurene podem ser algumas coisas: A passagem do fios estão erradas, pode ter muita tensão no fio, o seu cone pode estar torto e isso faz com que a linha quebre. Estou com muita vontade de fazer um videos mostrando a passagem de fios dela.

      Excluir
  31. Bom dia, não consigo regular a máquina, coloca as linhas mas quando costuro não acontece nada, corta o pano mas não costura o que pode ser?

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, não consigo regular a máquina, depois de passar todas as linhas na hora de costurar o pano corta mas não costura, o que estou fazendo de errado?, estou muito desanimada, nunca consegui usa-la

    ResponderExcluir
  33. A minha estava acontecendo a mesma coisa. Fui tentando e consegui superar este problema fazendo assim : tire todos os fios passados. Volte os seletores no número 0. Comece a passar os fios de nylon. Não passe os fios da parte inferior (os fios de nylon) com os de costura reta ( superiores) já passados. Agora é só regular os seletores p a posição adequada, de acordo com a espessura do tecido. Os meus sempre deixo assim: seletores inferiores: da direita 4, da esquerda entre 4 e 3. Seletores superiores: direita entre 4 e 3 e esquerda entre 5 e 4. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  34. Oiii amiga, onde encontro os seus vídeos falando da Janome 8002d ?

    ResponderExcluir
  35. Muito interessante o post. Vou tentar isso na minha máquina, pois toda hora o fio arrebenta, alternando entre os dois fios de lã.

    Você fez um vídeo mostrando como passar os fios nessa Janome?


    Muito obrigada

    bjobjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca estou em débito com esse video de passagem de linhas. Mas faço planos de fazer um bem bacana pra ontem. Muita gente tem me cobrado.

      Excluir
  36. Olá Josy ,
    Parabens pelo blog , pretendo adquirir a maq Janome 8002D ultralock. Gostaria de uma maquina 3 em 1 , que faça costura reta, prega botão, caseado, coloca ziper, bainha e costura em jeans e ainda seja Overlock . É possivel fazer tudo isso nesta maquina . Aguardo obrigada Geilza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geilza não tem uma máquina que faça tudo em uma só e faça bem feito. Vc pode comprar uma máquina reta e adquiri uma calcador overloque, mas não é a mesma coisa que uma máquina overloque, ele vai quebrar o galho. OK?
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  37. Oi Josy! Adorei suas dicas. Estou pesquisando overlock doméstica porque tenho pouco espaço (senão compraria logo uma industrial que é maravilhosa, rs). Estou na dúvida em relação à Singer ou Janome. Gostaria de saber se essa da Janome tem opção de usar sem a faca de corte. Já vi algum modelo que não lembro qual marca era, que dá pra levantar ou esconder a faca quando não se quer cortar o tecido. Tem essa opção na Janome? Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vivi! Se tem pouco espaço a overloque portatil é ideal.Eu não tenho experiência com a overloque portátil da Singer. A da Janome tem sim a opçãos de usar sem a faca. Eu super recomendo ela. Seja sempre muito bem vinda.

      Forte abraço!

      Excluir
    2. Josy, muito obrigada pelas informações e dicas preciosas! Muita gentileza sua responder lá no meu blog também. Um beijo!

      Excluir
  38. Ola Josy, Poderia me ajudar... Estou querendo comprar uma máquina de costura Janome 8002, porém vi que há a Janome 8002D no WALMART. Você sabe a diferença entre elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma, dá uma verificada na foto mostra 8002 D devem ter esquecido de colocar o D.

      Excluir
  39. Ola Josy, Você sabe a diferença entre a Janome 8002 e a Janome 8002D?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica é a mesma. Dá uma olhadinha nas fotos onde tem o numero 8002 que vc vai ver o D bem do lado.

      Excluir
  40. oi boa noite a minha maquina é janome overlock 8002D só que não veio essa tampinha só o carretel não estou falando da tampa de palmito e sim a tampinha que vem com o carretel não veio e é horrivel costurar pois eles fizeram os carreteis pequenos e vc não acha a linha que caiba eu coloco uma linha pequena e por cima a linha da overlock beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta tapinha que falas veio em outra máquina e não nela. O que podes usar é uma pedaço de isopor para dar a firmeza a tampa de palmito ou algo que prenda ela e a deixe bem durinha.

      Excluir
  41. Oi, Josy!
    Adorei as suas dicas!
    Eu estou querendo investir em uma overclock e cheguei nessa interlock Janine 8002d, achei interessante.
    Mas estou na dúvida entre a chinesinha (mais em conta) e na Janone 8002d.
    Nunca Costureira em overclock, só na minha reta da Singer Facilita, que amo muito rsrs
    Qual seria a sua sugestão e das outras meninas com mais experiência? Chinesinha, ou Janine 8002d? Eis a questão! rsrs
    Grata!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! Olha a Janome 8002d é bem melhor que a chinesinha. Vc pode achar a Overloque da Janome mais barata no OLX ou no mercado livre. Geralmente são máquinas boas que as pessoas vendem por começarem na costura e desistirem logo, ou por adquirirem uma industrial posteriormente.
      Você vai gostar de usar a overloque da Janome só é chatinha na passagem de linhas até a gente se acostumar, mas isso todas as overloques são, acho até que a chinezinha é mais chata ainda para passar as linhas. Se quiser entrar em contato comigo pelo e-mail fique a vontade. Ajudo no que puder. :*

      Excluir
  42. Olá,Josy

    Por favor, me diga qual agulha você usa na sua janome 8002, pois estou em dúvidas. Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bell! A agulha que uso em minha overloque janome 8002D é a que veio com ela mesmo. Schmetz overlock 80/12 para tecidos mais encorpado uso a 90/14. Se quiser foto me avisa que posto no face ou no instagram.

      Excluir
  43. Muitíssimo obrigada, Josy!
    Eu procurei agulhas para minha máquina, e vi que ela tem o lado de trás achatada. Não encontrei nas lojas que procurei, agulha pra overlock, assim. Comprei umas todas arredondadas, mas ainda não testei. Comprei singer e umas fox. Espero que sirva.

    Bjs

    ResponderExcluir
  44. Oi meninas!

    Eu tenho uma Janome 8002D pra vender. Está muito bem conservada e com a manutenção em dia.

    Se tiverem interesse, aqui o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1074482152-maquina-overloque-domestica-janome-8002d-_JM

    Obrigada! :)

    ResponderExcluir

IMPORTANTE
Caso queira acompanhar os comentários deste post e a resposta para sua pergunta é só clicar em INSCREVER-SE POR E-MAIL no lado oposto do botão Publicar, para publicar o seu comentário.
Responderei com maior prazer e o mais breve possível.

Seja muito bem vindo! Fico feliz com seu comentário.
Volte sempre.